studos especiais – Posição de câmbio e Instituições de pagamento e seus modelos de negócio

Encaminhamos abaixo o endereço para acesso aos Estudos especiais:

Posição de câmbio

O estudo aborda a posição de câmbio do SFN e das instituições financeiras e, adicionalmente, conceitua o saldo, a disponibilidade e a exposição cambial. Não há limite regulamentar para posições vendidas de instituições bancárias ou posições compradas das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio. Contudo o limite calculado sobre a exposição ao risco cambial pode, indiretamente, resultar em limite também para a posição de câmbio.

A política cambial prevê a atuação do BCB no mercado local de câmbio, caso se identifiquem condições adversas para o seu funcionamento regular. Entre 21 de agosto de 2019 e 20 de dezembro de 2019, em razão da redução do saldo comercial e da intensificação do saldo negativo do fluxo financeiro, o BCB realizou operações de venda direta (leilões à vista) aos dealers de câmbio, para aliviar o impacto do saldo cambial negativo na posição de câmbio do SFN.

Uma imagem contendo fogos de artifício, luz

Descrição gerada automaticamente

Instituições de pagamento e seus modelos de negócio

A transformação tecnológica no setor financeiro tem como uma de suas principais vertentes a inovação dos meios de pagamento. Este estudo apresenta um levantamento sobre os modelos de negócio de instituições de pagamento que atuam no Brasil, a participação dessas instituições no mercado nacional e as perspectivas para essas empresas no futuro próximo. Dispõe também sobre a atuação do BCB na criação de condições propícias para a evolução do mercado de pagamentos e para o aumento da concorrência nesse setor.

Este segmento apresenta expansão em relação aos ativos, com aumento de 42% entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. Não só a magnitude do segmento vem crescendo, mas também a participação das IPs independentes em relação às IPs associadas a conglomerados bancários, consequência do robustecimento das instituições que já estão em operação e de novas entrantes.

Uma imagem contendo luz

Descrição gerada automaticamente

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui