Estudos especiais – Portabilidade de crédito imobiliário e Metodologia de decomposição do custo do crédito e do spread: aperfeiçoamentos e decomposição por segmento de atividade financeira, incluindo cooperativas

Encaminhamos abaixo o endereço para acesso aos Estudos especiais:

Portabilidade de crédito imobiliário

O estudo mostra que a portabilidade de crédito imobiliário gerou uma queda de 2,99 p.p. nas taxas das operações portadas, aproximando-as da taxa média geral da modalidade – 7,99% em dezembro de 2019. Em volume, foram efetivados 4.610 pedidos de portabilidade dos contratos de crédito imobiliário (R$1,68 bilhão), um crescimento de mais de 200% no ano. Não obstante o expressivo percentual, resta um grande potencial para um crescimento ainda maior da portabilidade. Existem 570 mil (R$102,8 bilhões) operações contratadas antes de 2019, todas adimplentes e com taxas acima de 10%, que podem ser favorecidas pela portabilidade em ambiente de taxa Selic baixa.

Uma imagem contendo cd

Descrição gerada automaticamente

Metodologia de decomposição do custo do crédito e do spread: aperfeiçoamentos e decomposição por segmento de atividade financeira, incluindo cooperativas

O estudo apresenta a metodologia para a decomposição do spread do ICC por segmentos de instituições financeiras (instituições complexas, de varejo, de atacado, de indústria e cooperativas). Como resultado, verificou-se que o spread das instituições de crédito de atacado é o menor dentre os segmentos avaliados. Já as instituições de crédito de varejo apresentaram um spread mais de cinco vezes superior ao observado nas instituições complexas e de indústria. Também foi possível verificar que a inadimplência é o fator de maior relevância na composição do spread em todos os segmentos, exceto nas cooperativas de crédito, que têm o custo administrativo como o fator mais importante. Tal fato ocorre devido às limitações que as cooperativas possuem para se beneficiar de economias de escala e a existência da usual duplicação da estrutura administrativa nas cooperativas singulares e nas centrais.

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here