Novo Conjunto de Estatísticas: Matriz do Patrimônio Financeiro

Prezados senhores,

O Banco Central iniciou hoje a divulgação de um novo conjunto de estatísticas: a matriz do patrimônio financeiro, estatística trimestral de ativos e passivos financeiros de todos os setores institucionais da economia brasileira, compilada conforme o padrão metodológico internacional do sistema de contas nacionais (System of National Accounts, SNA, edição 2008), adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados da matriz representam posições (saldos) ao final de cada trimestre e são desagregados por instrumentos financeiros e pelos setores institucionais devedores e credores, permitindo a avaliação from-whom-to-whom para cada instrumento financeiro (quem financia quem). A publicação trimestral terá defasagem de quatro meses, com séries iniciadas em dezembro de 2018.

As colunas da matriz representam ativos de cada setor institucional, enquanto as linhas registram os respectivos passivos por setor institucional, classificados por instrumento financeiro. A matriz permite, portanto, em uma única tabela, observar a relação econômica entre os setores institucionais da economia nacional e entre estes setores e o resto do mundo, dois a dois. A diagonal da matriz corresponde às posições intrasetoriais.

Os dados estão disponíveis em https://www.bcb.gov.br/estatisticas/tabelasespeciais, sob o título de “Matriz do Patrimônio Financeiro”, contendo as tabelas, a descrição metodológica e um relatório com avaliação dos principais resultados na evolução anual.

Atenciosamente,

Departamento de Estatísticas