Estudos especiais – Microcrédito e Indicadores de endividamento de risco e perfil do tomador de crédito

Encaminhamos abaixo o endereço para acesso aos Estudos especiais:

Microcrédito

A democratização do acesso ao crédito é um dos principais objetivos do Banco Central do Brasil (BCB) para os próximos anos. O microcrédito é um importante instrumento para a inclusão financeira e produtiva. A expansão quantitativa e qualitativa do microcrédito é uma prioridade do BCB e integra a Agenda BC#, que guiará as ações da Instituição nos próximos anos.

Esse estudo apresenta de forma sumária os conceitos, a evolução do microcrédito amplo e do microcrédito produtivo orientado, bem como as ações em curso para o desenvolvimento da oferta de crédito produtivo aos microempreendedores e microempresas.

Embora o microcrédito amplo se distribui em 71 das 98 modalidades de crédito previstas no SCR, as modalidades mais representativas quanto à participação na carteira ativa total foram as operações de crédito rural (59,9%) e as operações de microcrédito produtivo orientado (MPO) destinadas a capital de giro (7,6%). O MPO, apesar de ser um crédito direcionado, algumas instituições financeiras aplicam mais recursos que o valor máximo do direcionamento, que é de 2% dos depósitos à vista da instituição. Assim, parte substancial da carteira de MPO do Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituída de forma voluntária, independentemente da natureza mandatória do direcionamento.

Tela de computador com fundo preto

Descrição gerada automaticamente

Indicadores de endividamento de risco e perfil do tomador de crédito

O estudo elabora o indicador de endividamento de risco no Brasil baseado em indicadores quantitativos de crédito. De acordo com os cálculos apresentados, 5,4% dessa população com exposição a crédito, ou 4,6 milhões de tomadores, encontram-se em situação de endividamento de risco no país. O cidadão com renda entre R$2 mil e R$10 mil e com idade acima de 55 anos mostra-se mais suscetível à vulnerabilidade financeira.

Uma imagem contendo estrela, luz

Descrição gerada automaticamente

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui