Estudo especial – Consumo por faixa de renda municipal

Encaminhamos abaixo o endereço para acesso ao Estudo especial:

Consumo por faixa de renda municipal

Esse estudo analisa o comportamento do consumo de bens e serviços por parte das famílias em um ambiente de retomada gradual da economia. Para esse fim, foram utilizados dados de vendas com cartão de débito, da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), com desagregação por municípios, como proxy do consumo das famílias. As evidências sugerem que o consumo das famílias foi menos afetado em municípios mais pobres, refletindo, provavelmente, a maior parcela de bens e serviços essenciais no padrão de gastos e o efeito proporcional mais significativo do Auxílio emergencial (AE) nessa parcela da população. Todavia, a participação dessas localidades no consumo total é reduzida, indicando que uma recuperação mais vigorosa da economia nacional pode depender do retorno mais amplo da oferta de bens e serviços e do consumo da população dos municípios de renda mais alta, que pode ter aumentado a poupança precaucional nesse período de incertezas e recuo da confiança.

Uma imagem contendo camisa

Descrição gerada automaticamente

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.