SÍNTESE ECONÔMICA DE JULHO

SÍNTESE ECONÔMICA DE JULHO

BRASIL: IPCA-15 atingiu 11,4% no acumulado em 12 meses, sem inflexão em serviços

MUNDO: Dados de PIB indicam recessão técnica nos EUA no segundo trimestre

 

Em julho, a prévia da inflação ao consumidor (IPCA-15) variou 0,13%, ante avanço de 0,69% em junho. A inflação acumulada em 12 meses recuou de 12,0% para 11,4%. Dentre as principais contribuições altistas, destaque para leites e derivados. Em relação ao núcleo de bens industriais, destaque para os recuos de automóvel novo e aparelhos eletroeletrônicos, que atingiram o pico da variação acumulada em 12 meses no IPCA-15 de abril desse ano (15,8%) e desaceleraram para 12,1%. No sentido contrário, bens semiduráveis seguem em patamar elevado, com vestuário atingindo 17,2% na variação acumulada em 12 meses. Mesmo assim, o núcleo de bens industriais como um todo já começa a apresentar sinais de desaceleração, ainda que partindo de patamar elevado. Em serviços, a principal contribuição foi a aceleração do item passagem aérea, com avanço de 8,13% em julho, mas o núcleo de serviços subjacentes voltou a acelerar, com variação no acumulado em 12 meses de 9,0% em julho e 11,8% na média móvel de três meses dessazonalizada e anualizada. Nossa expectativa é que a inflação de serviços comece a se estabilizar no patamar atual nos próximos meses, mantendo a inflação elevada.  Em linhas gerais, grande parte da desaceleração no resultado do mês ocorreu por combustíveis e energia elétrica, com a redução de tributos estaduais e federais. Com relação aos núcleos, que são métricas que excluem ou suavizam itens voláteis, a média móvel de três meses com ajuste sazonal permaneceu estável em 12,4%, com avanço de 10,6% em 12 meses. Considerando o IPCA-15 e os movimentos recentes de preços de commodities, revisamos nossa projeção de IPCA para o ano de 2022 de 7,6% para 7,3%.

O PIB dos EUA teve recuo de 0,2% na margem no 2º trimestre, ante expectativa de mercado de crescimento de 0,1% e contração de 0,4% no 1º trimestre. A contração na margem foi liderada pela contribuição negativa estoques e pelo recuo no investimento residencial. Mais relevante para entender a dinâmica da atividade, o consumo das famílias teve alta de 0,3% na margem, desacelerando frente ao aumento de 0,5% no primeiro trimestre. O destaque positivo ficou por conta do avanço de 4,2% das exportações, após contração de 1,2% no trimestre anterior. O PIB dos EUA supera o nível do final de 2019 em 2,5%.

Apesar do recuo do PIB por dois trimestres consecutivos e dos sinais de desaceleração do consumo, o Fed seguirá no ciclo de aperto de juros. O comitê elevou a taxa de juros básica na reunião de julho para o intervalo entre 2,25% e 2,5% ao ano, em decisão unânime e em linha com a expectativa do mercado. A respeito do cenário, prevalece a leitura de inflação elevada e com pressão disseminada, refletindo choques de oferta e demanda relacionados à pandemia, alta da inflação de alimentos e energia. Sobre atividade, os membros reconheceram que os indicadores mais recentes apontaram desaceleração do consumo e produção, embora o mercado de trabalho permaneça robusto. O comitê reafirmou que segue “fortemente comprometido” com a meta de inflação de 2% e manteve a sinalização que novos ajustes serão necessários. Na entrevista após a reunião, o presidente do Fed, Jerome Powell, corroborou a visão de continuidade do aperto de juros, frisando que o ritmo de aumento de 75 pb é anormal e deixando espaço aberto para uma possível redução da alta na próxima reunião, para 50 pb. Diante do quadro de inflação pressionado e mercado de trabalho apertado, mesmo com sinais de arrefecimento no curto prazo, contemplamos alta de 50 pb na reunião de setembro com taxa terminal de 4%.

Em linha com os ciclos de aperto monetário ao redor do mundo, o Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa de juros pela primeira vez em mais de uma década. As taxas de juros de refinanciamento, liquidez e depósito foram elevadas em 50 pb, migrando para 0,5%, 0,75% e 0%, respectivamente. Sobre os próximos passos, o BCE avalia como apropriada a continuidade do aperto monetário nas próximas reuniões. Ademais, a autoridade monetária anunciou a criação de um novo programa para lidar com o risco de fragmentação dos títulos na região, denominado Instrumento de Proteção à Transmissão (TPI, sigla em inglês), o qual será  utilizado para combater dinâmicas desordenadas de mercado e contemplará essencialmente a compra de títulos públicos. Em termos de abrangência, todos os membros são elegíveis ao programa, desde que sigam as regras fiscais da União Europeia. Após a divulgação da decisão, a presidente do BCE, Chirstine Lagarde, destacou que o risco inflacionário segue altista na região, apesar da expectativa de desaceleração da atividade nos próximos meses. Avaliamos que o BCE deverá elevar as taxas de juros novamente em 50 pb na reunião de setembro.

Na China, os dados de atividade do segundo semestre refletiram os efeitos dos fechamentos decorrentes das medidas de controle de Covid. Frustrando as expectativas, o PIB cresceu 0,4% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, contra 4,8% no trimestre anterior. Considerando os resultados de junho na comparação interanual, a produção industrial teve avanço de 3,9% e as vendas no varejo subiram 3,1%, resultado que representa alta na margem puxada por vendas de veículos e alimentação. Os investimentos em ativos fixos cresceram 6,1% no acumulado do ano, com avanço expressivo dos investimentos no setor industrial e no segmento de infraestrutura. No entanto, os dados do setor imobiliário residencial seguem indicando forte retração dos investimentos, das vendas e dos preços na comparação interanual. De maneira geral, após forte retração em abril e maio decorrentes das medidas restritivas de mobilidade, os dados de junho indicam retomada das atividades, ainda impulsionadas pela indústria e por infraestrutura. A retomada do consumo, por sua vez, tem sido mais lenta e o setor imobiliário continua indicando expressivo ajuste baixista, o que mantém a cautela sobre o ritmo de crescimento da economia como um todo neste segundo semestre.

 

Selo-Gestao-Recursos-Positivo-01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui