NOTA DO BANCO CENTRAL ABRE POSSIBILIDADE DE NOVA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS

A nota emitida nesta terça-feira (3) pelo Banco Central sinaliza que o Comitê de Política Monetária (Copom) pode reduzir novamente a taxa de juros a fim de evitar uma desaceleração ainda maior da economia brasileira provocada pelo novo coronavírus.Ao afirmar que nas próximas duas semanas será possível avaliar de maneira “mais precisa” o impacto da crise, o Banco Central, aparentemente, indica que não haverá reunião extra do Copom para decidir sobre a taxa de juros.O comunicado do Banco Central está alinhado ao posicionamento dos bancos centrais de outros países.Nesta terça, o Fed, o banco central americano, reduziu a taxa de juros em uma surpreendente reunião extraordinária. A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, também anunciou que a instituição fará o possível para se contrapor à desaceleração da economia europeia. O G7, o grupo das 7 economias mais avançadas do mundo, também sinalizou com medidas reduzir os impactos do coronavírus.No caso do Brasil, o coronavírus está provocando dois efeitos, ambos sugerindo uma redução da taxa de juros: menor crescimento da economia e inflação muito abaixo da meta, que é de 4% este ano.Para um país com alta taxa de desemprego, a redução do juro básico mais do que justifica.