Estudos especiais – Cooperativas de crédito versus bancos privados: comportamento após a captura de novos clientes e Mudanças nas regras dos recolhimentos compulsórios desde 2016

Encaminhamos abaixo o endereço para acesso aos Estudos especiais:

Cooperativas de crédito versus bancos privados: comportamento após a captura de novos clientes

Não raro, empresas trocam de instituição financeira quando recebem ofertas de crédito mais barato. Esse estudo avalia se essa vantagem de curto prazo pode ser contraposta pelo aumento gradual das taxas de juros na nova instituição financeira. Os resultados apontam que as cooperativas de crédito atraem novos clientes oferecendo taxas de juros mais baratas e vão paulatinamente aumentando os spreads nas novas operações. No entanto, a intensidade dos aumentos encontrados para cooperativas de crédito é menor quando comparada à dos bancos privados.

Uma imagem contendo objeto, luz

Descrição gerada automaticamente

Mudanças nas regras dos recolhimentos compulsórios desde 2016

O estudo apresenta o histórico das mudanças nas regras das principais modalidades de recolhimentos compulsórios e direcionamentos obrigatórios implementadas pelo BCB nos últimos anos. Essas alterações tiveram impactos relevantes em termos de volume total recolhido, alíquotas efetivas e, consequentemente, recursos disponíveis para as instituições. Além disso, elas reduzem distorções, melhoram a eficiência na alocação dos recursos e reduzem o custo de observância, sem elevar o risco sistêmico e a proporcionalidade das alíquotas por porte de segmento bancário.

Uma imagem contendo céu noturno, estrela, escuro, campo

Descrição gerada automaticamente

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui