Estudo especial – Incerteza e atividade econômica

Incerteza e atividade econômica

Este estudo investiga os efeitos da incerteza sobre medidas agregadas de atividade econômica de um painel de países. Utilizando indicadores de incerteza de política econômica desenvolvidos por Baker et al. (2016), investiga-se o papel da incerteza no comportamento dos componentes cíclicos do Produto Interno Bruto (PIB), da formação bruta de capital fixo (FBCF), do consumo privado e do desemprego.

A avaliação empírica mostra que a incerteza e a atividade econômica são significativamente relacionadas. Em particular, a incerteza tem efeitos adversos significativos sobre o consumo e a FBFC. Além disso, a incerteza desempenha papel relevante em uma recuperação cíclica da economia: períodos com maior incerteza podem levar a uma recuperação mais lenta. Os resultados obtidos também evidenciam que a incerteza global tem efeitos relevantes e persistentes sobre os ciclos econômicos.

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui