Destaques da semana: fim do recesso, Selic e decisões na Libertadores

Com agenda cheia no segundo semestre, Congresso e STF voltam ao trabalho. No esporte, brasileiros definem seu futuro no torneio sul-americano
De volta ao batente
Os recessos parlamentar e judiciário chegam ao fim na quinta-feira, 1º de agosto, com a promessa de agenda cheia no segundo semestre. No Congresso, os parlamentares têm à frente o segundo turno de votação da reforma da Previdência , as propostas de mudanças tributárias e os desdobramentos políticos da prisão dos hackers suspeitos de terem invadido celulares de autoridades. Já os ministros do Supremo Tribunal Federal retornam ao trabalho sob a expectativa de julgar o pedido de suspeição movido pela defesa do ex-presidente Lula contra o ex-juiz Sergio Moro. Outro recurso que deve ser analisado em breve é o que discute o uso de dados do Coaf em investigações – assunto que interessa ao senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e que pode ser antecipado pelo presidente da Corte, Dias Toffoli.
De olho na Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne na terça-feira e na quarta-feira para debater os indicadores da economia brasileira e definir a taxa básica de juros. Atualmente, aSelic está em 6,5% ao ano, o menor nível da história. Economistas esperam que haja redução e, consequentemente, um novo recorde. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve, o banco central americano, também anuncia na quarta a sua taxa de juros. Hoje, o índice está no intervalo de 2,25% e 2,50%.
Hackers soltos?
O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira prorrogou por cinco dias, na sexta-feira 26, a prisão temporária dos quatro suspeitos de invadirem o celular do ministro Moro (Justiça) e de outras autoridades. Com o vencimento da medida, ele precisará voltar ao tema durante a semana. O magistrado pode soltar os hackers, postergar novamente a detenção ou transformar a prisão em preventiva (sem prazo determinado). A decisão vai dar pistas de qual caminho deve seguir a investigação. Até agora, apenas a participação de Walter Delgatti Neto, o “Vermelho”, é conhecida em mais detalhes.
É tudo ou nada
Os clubes brasileiros que disputam a Libertadores 2019 definem nesta semana o seu futuro no torneio, nos jogos de volta das oitavas de final. Depois do empate na Argentina, o Cruzeiro recebe o River Plate na terça-feira. No mesmo dia, o Palmeiras enfrenta em casa o também argentino Godoy Cruz – o primeiro duelo terminou em igualdade. Derrotado em Curitiba, o Athletico-PR vai precisar buscar a classificação contra o Boca na Bombonera, na quarta. No Maracanã, o Flamengo tenta a virada contra o equatoriano Emelec, que fez 2 a 0 na ida. Mais tranquilo, o Inter pode até empatar com o Nacional no Beira-Rio, após a vitória por 1 a 0 no Uruguai. Último brasileiro a entrar em campo, o Grêmio visita o Libertad (Paraguai) na quinta com uma boa vantagem de 2 a 0.
Embate democrata
Os vinte pré-candidatos democratas à Casa Branca se dividem para dois debates, na terça-feira e na quarta, em Detroit. Esta será a segunda rodada de encontros antes das primárias do partido, que começam em fevereiro de 2020. Até o momento, o ex-vice-presidente Joe Biden continua na dianteira das pesquisas de opinião para competir com Donald Trump em 2020. Também é o que conta com arrecadação mais graúda de recursos para sua campanha. Os debates desta semana começam às 21h de Brasília e serão transmitidos pela CNN.
Pé no acelerador
Derivado da franquia que já arrecadou mais de 5 bilhões de dólares no mundo, Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira 1º. O policial Hobbs (Dwayne Johnson) e o ex-mercenário Shaw (Jason Statham) enfrentam o vilão Brixton (Idris Elba), apresentado por elenco e produtores como um dos mais implacáveis de toda a série. Dirigido por David Leitch, de John Wick 3 – Parabellum e Deadpool 2 , o filme também conta com Helen Mirren e Vanessa Kirby (a princesa Margaret das duas primeiras temporadas de The Crown) no elenco.
Acompanhe tudo em www.veja.com.br