CREDITO MERCADO NOSSA VISÃO – 05/09/2022

NOSSA VISÃO – 05/09/2022

RETROSPECTIVA

Boa notícia para o Brasil, saiu o PIB brasileiro do 2º trimestre, ele cresceu 3,20% em 12 meses, acima das previsões puxado pelo setor de serviços e, contudo, os grandes bancos correram para ajustar as suas previsões para o crescimento da economia Brasileira em 2022.

Benefícios fiscais, redução do ICMS sobre os combustíveis e energia, aumento do auxílio Brasil, além da queda dos preços dos combustíveis, explicam essas expectativas melhores para economia brasileira.

O preço do barril de petróleo se firmou abaixo dos 100 USD no mercado Internacional e no Brasil a Petrobras anunciou mais cortes dos seus preços.

Primeiro deles, é que o preço da gasolina para aviação que vai cair 15,7%, depois vai cair o preço do asfalto e posteriormente o preço da gasolina para carros que vai cair mais 7% na bomba.

Com essa queda de preços dos combustíveis, conclui-se a queda de inflação, menos pressão nos juros, resultando em uma economia melhor.

Divulgado nos EUA, o relatório de emprego do cidadão urbano americano (Payroll), com 315.000 empregos em agosto, acima do esperado, onde previam 300.000.

Para surpresa dos americanos, a taxa de desemprego subiu 3,7%, levemente acima das expectativas.

O Ibovespa, fechou em alta nesta sexta-feira (2), com o alívio dos mercados após dados de emprego nos Estados Unidos. O índice teve alta de 0,42%, a 110.864 pontos, porém, termina a semana com queda de 1,28%.

A Gazprom, empresa estatal da Rússia, informou que não poderia religar o principal gasoduto que abastece Europa, Nord Stream 1, ocasionado por problemas técnicos.

Como já havia previsto o movimento, o G7 (grupo dos 7 países mais poderosos do mundo) colocou um teto para o preço do barril de petróleo russo, ampliando sanções do ocidente contra a Rússia. Por decorrência disso, Putin não deixou barato e decidiu cortar o fornecimento de gás.

A China vem nos surpreendendo negativamente desde o começo do ano. Na semana passada, a cidade de Chengdu voltou a ter lookdown e as pessoas voltaram a ser confinadas e com isso pode gerar pressão inflacionária mundial novamente.

Falando em inflação, a Europa bate um novo recorde, em 12 meses a inflação acelerou de 8,9% para 9,1%, nunca teve tão alta na história.

RELATÓRIO FOCUS

Para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a projeção diminuiu de 6,70% para 6,61% em 2022. Para 2023, a previsão para o IPCA diminuiu de 5,30 % para 5,27%. Para 2024, a projeção elevou de 3,41% para 3,43%. Para 2025, as projeções ficaram em 3,00%.

A projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) aumentou de 2,10% para 2,26% em 2022 e para 2023, subiu de 0,37% para 0,47%. Para 2024 a projeção se manteve em 1,80%, e para 2025, ficou na casa dos 2,00%.

Para a taxa de câmbio em 2022 e 2023, o valor estagnou em R$5,20. Para o ano de 2024, a projeção permaneceu em R$5,10, assim como em 2025 subiu de R$ 5,17 para R$ 5,18.

Para a taxa Selic, a projeção para 2022 permaneceu em 13,75% em 2022. Para 2023 aumentou de 11% para 11,25%. Em 2024 estagnou em 8,00%. Fechando as projeções da semana, a projeção para a taxa Selic manteve-se em 7,50% para o ano de 2025.

PERSPECTIVAS

Para essa semana, vamos ter decisão de juros na Europa e vai ter dados de inflação no Brasil e as falas dos diretores do Fed lá nos Estados Unidos.

Esses foram os principais destaques dessa semana. Caso queiram acessar o relatório por escrito, é só entrar no nosso site. Obrigada por assistir até aqui e até a próxima.

Quanto a nossa recomendação, sugerimos cautela ao assumir posições mais arriscadas no curto prazo, a volatilidade nos mercados deve se manter ainda sem desenhar um horizonte claro, em razão principalmente pelo nosso cenário político.

Porém, os títulos públicos principalmente na parte curta, além de fundos de vértice, muitos RPPS aderiram por conta da recessão e havendo oportunidades a quem quiser ingressar.

Mantivemos a não recomendação de fundos de longuíssimo prazo (IMA-B 5+) 5% em fundos de longo prazo (IMA-B TOTAL E FIDC/ CRÉDITO PRIVADO/ DEBÊNTURE) e 25% em fundos Gestão Duration.

No desempenho de renda fixa, médio prazo além dos índices pôs fixados (IDKA IPCA 2A e IMA-B 5) que recomendamos 5 % ,também podem ser feitas entradas gradativas em fundos atrelados ao IRF-M, chegando ao patamar de 10%.

Quanto a exposição em curto prazo, recomendamos fundos atrelados ao CDI e também ao IRF-M1 na totalidade de 15%.

Com o COPOM sinalizando que deve continuar com ciclo de alta em menor proporção e posteriormente uma manutenção se a inflação continuar resistente mediante a política de juros, pode se entender que o mercado está precificando que os índices em médio prazo irão cair, passando parte da nossa estratégia para pré-fixados.

Uma alternativa que vem se mostrando forte nos últimos tempos, e que possui boa expectativa, é a diversificação em fundos de investimento no exterior, recomendamos a exposição de 10% em fundos que não utilizam hedge cambial.

Quanto a fundos de ações atrelados a economia doméstica recomendamos a entrada gradativa de modo que o investidor fique atento a oportunidades da bolsa de valores, construindo um preço médio mais atrativo.

Para aqueles que enxergam uma oportunidade de investir recursos a preços mais baratos, municie-se das informações necessárias para subsidiar a tomada da decisão.