Copom reduz taxa básica de juros de 4,5% para 4,25% ao ano

Por G1

05/02/2020 18h21  Atualizado há 9 horas


Pela quinta vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (5) reduzir a taxa básica de juros, que passou de 4,5% para 4,25% ao ano.

Com a decisão desta quarta, a taxa Selic atinge uma nova mínima histórica. É o menor patamar desde 1999, quando o Brasil adotou o regime de metas para a inflação. O atual ciclo de queda da Selic se iniciou em julho do ano passado.

A medida já era esperada pelo mercado financeiro. Na semana passada, os analistas consultados pelo boletim Focus (pesquisa semanal do Banco Central) estimaram que a taxa Selic fosse reduzida para 4,25% a.a. e mantida assim ao longo do ano. A expectativa é que ela só volte a subir em 2021.

Em comunicado, o Copom indicou que deve interromper os cortes na taxa Selic.”O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, diz o texto.

“O Comitê enfatiza que seus próximos passos continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação, com peso crescente para o ano-calendário de 2021”.

Selic e inflação

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic, buscando o cumprimento da meta de inflação. A meta é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Quando a inflação está alta ou indica que ficará acima da meta, o Copom eleva a Selic. Dessa forma, os juros cobrados pelos bancos tendem a subir, encarecendo o crédito e freando o consumo, assim, reduzindo o dinheiro em circulação na economia. Com isso, a inflação tende a cair.

Se as estimativas para a inflação estiverem em linha com a meta, como ocorre no cenário atual, é possível reduzir os juros. Isso estimula a produção e o consumo.

A meta central de inflação para 2020 é de 4%. Como o sistema prevê margem de tolerância, a meta será considerada formalmente cumprida se ficar entre 2,5% e 5,5%. Para 2021, o objetivo central de inflação é de 3,75% (tolerância entre 2,25% e 5,25%).

Selic — Foto: Economia G1Selic — Foto: Economia G1

Selic — Foto: Economia G1

130
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

POPULARES

  • BOLSSO NARO

    HÁ 10 HORAS

    Quantas notícias triste para os esquerdistas imprestáveis, choradeira inconsolável, quem poderá socorre Los, quem quem???

    • Vandir Ribeiro

      HÁ 6 HORAS

      Caro Felipe, taxa da Selic baixa estimula o consumo, ocasionando assim alta da inflação! Vá estudar por favor! Deixe de ser ignorante! Existem muitas matérias sobre esta taxa!

    • Elita Paulino

      HÁ 3 HORAS

      Se a Deulma (estocadora) ver os comentários do vandir, vai contratar para economista do PercaTotal.

Veja também

Bom Dia PE

Infectologista tira dúvida sobre herpes

Doença pode ser transmitida pelo beijo na boca e uso do mesmo batom por duas pessoas.

6 de fev de 2020 às 06:24

PróximoPor superlotação, Transerp fecha pátio de veículos em Ribeirão Preto
Mais do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui