COPOM CORTA SELIC PARA 5,5%AO ANO.

A meta para os juros básicos (Selic) foi cortada em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (18) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) do Brasil.A Selic passa de 6% para 5,5% ao ano a partir desta quinta-feira até, pelo menos, 30 de outubro, quando o Copom se reúne novamente para discutir a sua política monetária.A decisão veio em linha com a aposta, unânime, das 67 instituições financeiras consultadas pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor.A unanimidade que também esteve presente entre os diretores do BC, todos favoráveis à tesourada de 0,5 ponto.O Copom deixou ainda aberto o espaço para mais cortes, dizendo que “a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo”.Para o fim do ano, a pesquisa Focus da última segunda-feira, apurada pelo BC entre cerca de cem bancos e consultorias, mostra a maioria das apostas em 5% ao ano no fim de 2019 – o que implicaria mais cortes.No comunicado da decisão desta quarta, o BC avalia que “diversas medidas de inflação subjacente encontram-se em níveis confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”.Além disso, a autoridade monetária citou o momento conturbado vivido pela economia mundial para justificar a sua decisão:No cenário externo, a provisão de estímulos monetários adicionais nas principais economias, em contexto de desaceleração econômica e de inflação abaixo das metas, tem sido capaz de produzir ambiente relativamente favorável para economias emergentes. Entretanto, o cenário segue incerto e os riscos associados a uma desaceleração mais intensa da economia global permanecem.”A taxa básica vem testando mínimas históricas desde o fim de 2017, quando atingiu 7%. Até então, o menor patamar desde o início do regime de metas de inflação, implantado em 1999, havia sido atingido em 2012 e 2013, quando a Selic ficou em 7,25%.Ataxa Selic é usada pelo BC no controle da inflação. Quando a alta média dos preços está além da desejada, a Selic é ajustada para cima. Isso encarece o custo de empréstimos e financiamentos, e pressiona o consumo e os preços para baixo. E se a inflação está baixinha e a economia meio paradona? Aí o BC puxa a Selic para baixo, pressionando o consumo e os preços a subirem.A Selic é chamada também de “taxa livre de risco”. Isso porque serve de referência como o piso aceitável de retorno para qualquer aplicação. Só é bom negócio investir em títulos públicos atrelados à Selic, o investimento mais seguro no mercado, se for pra ganhar mais.