Concorrência bancária e custo do crédito

Encaminhamos abaixo o endereço para acesso ao Estudo especial:

Concorrência bancária e custo do crédito

Este estudo investiga os efeitos da concorrência bancária em mercados locais, com ênfase no seu impacto no custo e volume do crédito. Para tal, são explorados episódios de fusões e aquisições (F&As) de bancos com ampla atuação geográfica que alteram a estrutura de mercados bancários locais no Brasil. Por meio de metodologia de diferenças-em-diferenças, compara-se a variação do custo e volume do crédito para empresas nas localidades afetadas pelos eventos de F&A – isto é, localidades onde houve redução do número de bancos – com a variação observada em localidades que não foram afetadas pelos eventos de F&As. Os principais resultados são:

·         Competição importa: a diminuição da competição bancária no nível do município reduz a oferta de crédito e eleva os spreads cobrados localmente.

·         Esse efeito anticoncorrencial só é estaticamente relevante em municípios onde o grau de competição era inicialmente baixo.

·         Quando já há mais competição no mercado local ou quando não há alterações na competição, os atos de concentração produzem ganhos de escala e eficiência produtiva que podem compensar seus potenciais efeitos anticoncorrenciais.

·         Tecnologias que eliminem a dimensão geográfica podem contribuir significativamente para a ampliação do crédito e redução do seu custo, na medida em que permitem maior concorrência sem a necessidade de presença física em cada localidade.

Esse diagnóstico tem norteado a Agenda BC# para reduzir o custo do crédito de maneira sustentável.

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais

Diretoria de Política Econômica

As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail.

Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui