BC premia instituições com melhor desempenho na Pesquisa Focus

BC premia instituições com melhor desempenho na Pesquisa Focus

Nesta edição do Prêmio Top 5, excepcionalmente realizada no formato digital, houve empate entre sete participantes na categoria “Taxa Selic – Curto Prazo Anual”

O Banco Central (BC) entregou nesta sexta-feira (22) os certificados dos vencedores do Prêmio Top 5 às instituições que tiveram melhor desempenho nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para IPCA, IGP-M, meta para a taxa Selic e taxa de câmbio, ao participar da Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus) em 2019. Devido à pandemia da Covid-19, a premiação, que usualmente ocorre durante o Seminário Anual de Metas para a Inflação, foi encaminhada em formato digital.

“Infelizmente, neste ano, não poderemos realizar a cerimônia de entrega do Prêmio Top 5 Anual, mas é indispensável manter a premiação e o reconhecimento das instituições com melhor performance preditiva na Pesquisa Focus”, ressaltou o diretor de Política Econômica, Fabio Kanczuk.

Nesta edição, 16 instituições foram premiadas, com o inédito empate de sete delas na categoria “Taxa Selic – Curto Prazo Anual”.

Banco Safra e Vinci Gestora receberam duas premiações cada uma. Além da categoria “Taxa Selic – Curto Prazo Anual”, essas instituições foram premiadas nas categorias “Taxa Selic – Médio Prazo Anual” e “Taxa de Câmbio – Curto Prazo Anual”, respectivamente. Para acessar o ranking anual completo, clique aqui.

Para acessar a notícia, clique aqui.

Saiba mais

As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

Recebem o Prêmio Top 5 as instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para cada um dos indicadores para os quais o ranking é calculado: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), taxa de câmbio e meta para a taxa Selic.

Mensalmente, o BC divulga rankings das projeções das instituições Top 5 de curto e médio prazos. As classificações anuais de curto e médio prazos são obtidas a partir dos respectivos rankings mensais divulgados ao longo dos doze meses do ano, atribuindo-se, a cada mês, notas que variam de zero (para o maior desvio médio em relação aos resultados efetivos) a dez (para o menor desvio médio em relação aos resultados efetivos).

Já o ranking anual de longo prazo é divulgado em janeiro de cada ano e considera a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o resultado anual. Por exemplo, o ranking anual de longo prazo divulgado em janeiro de 2020 refere-se a projeções coletadas de janeiro a dezembro de 2019 para o resultado de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui