ATA DO COMITÊ DE INVESTIMENTO

ATA 74/2023

REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS

 

Aos vinte e seis dias do mês de junho de dois mil e vinte e três, às quinze horas, reuniram-se na sede do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Ivinhema – IPREVI, situada na Rua Milton Colombo, Nº 30 – Bairro Centro do Município de Ivinhema – MS, onde compareceram os seguintes membros do COMITÊ DE INVESTIMENTOS: Evandro Luiz Angelo, Berenice Pires da Silva Magri, Marcelo Adriano Rodrigues dos Santos, Luciana Catarina de Oliveira e José Maria de Souza. O Presidente efetuou a leitura da ata anterior, que foi aprovada e assinada pelos presentes. Em seguida procedeu à leitura da ordem do dia:

1) Retrospectiva do mercado financeiro e cenário macroeconômico;      

1- Análise de Mercado.

1.1Taxa Selic.

Na reunião no dia 02 e 03 de maio de 2023, o COPOM decidiu manter a Taxa SELIC em

13,75% a.a.. A decisão reflete as adversidades do cenário econômico e as incertezas dentro do setor financeiro e, consequentemente, sobre o crescimento global. O Comitê informa que será avaliado se a manutenção da taxa de juros por um período prolongado será capaz de realizar a convergência da inflação, além da continuidade com suas estratégias de acordo com as suas metas, podendo voltar ao ciclo de ajustes caso o processo de desinflação não ocorra como o esperado.

O COPOM tira como base a conjuntura macroeconômica nacional e internacional. No

mercado interno, os indicadores nacionais reforçam a perspectiva do Comitê de desaceleração gradual do crescimento. Ocorre uma moderação nos indicadores de atividade econômica em conjunto com a desaceleração do mercado de crédito. O mercado de trabalho continua resiliente e a taxa de desemprego apresenta relativa estabilidade. Quanto ao consumidor, a inflação segue elevada.

Em relação ao cenário internacional, a perspectiva sobre uma diminuição da pressão

inflacionária é adiada devido a baixa taxa de desemprego em algumas economias e a persistente alta de inflação nos setores de serviços. Com isso, para enfrentar essa situação, os bancos centrais terão de manter um controle da inflação, através de uma manutenção de aperto das condições financeiras de forma prolongada. Embora essa postura possa afetar os preços dos ativos no curto prazo, juntamente com a desaceleração do crédito nas principais economias, ela contribuirá para um processo global de desinflação mais duradouro. Nos EUA, mesmo a instabilidade financeira

recente no setor bancário norte‐americano não tenha se espalhado significativamente, há uma maior restrição nas condições de crédito. Portanto, embora a probabilidade de um cenário destrutivo no mercado de crédito tenha diminuído, ainda há um cenário de maior restrição na oferta de crédito e, assim, menor crescimento econômico.

A principal mensagem que traz a ata de reunião é que o COPOM decidiu que continuará com a Taxa Selic em 13,75% a.a. após avaliar o cenário econômico, além de ser compatível com a estratégia de convergência da inflação em torno da meta no horizonte relevante, que inclui o ano de 2024. Essa decisão também indica um meio de estabilizar os preços, suavizar as flutuações do nível da atividade econômica e fomento do pleno emprego. A previsão do Boletim Focus, emitido pelo Banco Central no final de dezembro/2022, projetava a taxa de juros finalizando 2023 em 11,75% a.a.. Atualmente, a projeção é de 12,50% a.a..

1.2 – Renda Fixa.

O mês de maio foi de recuperação e estabilidade para os Subíndices IMA. Apesar das

oscilações no início, os índices IMA apresentaram valorização desde o início do mês e a partir da última semana, passaram a “andar de lado” e finalizando o mês positivamente.

O destaque fica por conta dos Ativos Arrojados de Longo Prazo. Somente os índices IRF – M 1+ e IMA – B 5+ iniciaram o mês rentabilizando 0,15% e ‐0,11%, respectivamente, tomando força e finalizando o mês com retorno positivo de 2,85% e 4,13%. Dentre os demais índices que apresentaram recuperação durante o mês, destaca‐se o índice IMA – B que chegou a rentabilizar ‐ 0,05% na primeira semana de maio, e fechou o mês com rentabilidade positiva de 2,53%.

1.3 – Renda Variável – Ações Brasileiras.

O segmento de Renda Variável iniciou o mês de maio com rentabilidade negativa,

conseguindo se recuperar ainda na 1º semana ,e, apesar de apresentar oscilações durante o mês e queda na última semana, conseguiu finalizar de forma positiva. O impulso no arcabouço fiscal no Congresso e os dados mais fracos na inflação ajudaram a impulsionar a bolsa em maio. Em contrapartida, a queda da Vale influenciou a perca de força do índice no final do mês. O índice IBOVESPA, principal indicador de ações negociadas na Bolsa brasileira fechou o mês com variação positiva de 3,74% aos 108.335,07 pontos. O índice acumula a variação negativa de ‐ 1,27% no ano. O índice IBRX‐50 que representa as 50 maiores empresas negociadas na Bolsa, finalizou o mês com uma variação positiva de 2,92% aos 17.854,77 pontos. O índice acumula uma variação negativa de ‐3,51% no ano.

Analisando por setor, os principais responsáveis pela valorização do IBOVESPA foram as

ações de empresas ligadas aos setores de Construção Civil e Small Caps (Pequenas Empresas) negociadas na B3, com valorização de 16,49% e 14,77%, respectivamente.

1.4 – Investimento no Exterior.

O segmento de Investimento no Exterior apresentou forte oscilação no mês de maio. Os

índices iniciaram com desvalorização, passando a oscilar durante o mês, mas conseguindo se recuperar e finalizar maio com rentabilidade positiva. O índice BDR, principal indicador de ações negociadas no Brasil de empresas do exterior fechou o mês com variação positiva de 5,90% com cotação de R$ 12.680,12. O índice acumula uma variação positiva de 14,58% no ano. O índice S&P 500 que representa as 500 maiores empresas negociadas na Bolsa mundialmente, finalizou o mês com uma variação positiva de 0,20% com cotação de R$ 4.179,83. O índice acumula uma variação positiva de 8,87% no ano.

1.5 – Análise Macroeconômica.

1.5.1 – INPC.

O INPC de maio/2023 (0,36%), apresentou uma redução se comparado ao mês anterior

(abril/2023 = 0,53%). No ano, o INPC registra alta de 2,79%. Nos últimos doze meses o INPC registra acumulação de 3,74%, abaixo dos últimos 12 meses anterior, que registrou acumulação de 3,83%. Em abril de 2022 o INPC havia ficado em 0,45%.

1.5.2 – Maior Alta de Preço.

Os grupos que apresentaram os maiores impactos de alta no INPC, foi o grupo SAÚDE E

CUIDADOS PESSOAIS, onde o índice apresenta inflação de 1,02%, influenciados influenciado pelos planos de saúde, itens de higiene e produtos farmacêuticos.

1.5.3 – Menor Alta de Preço.

O grupo ARTIGOS DE RESIDÊNCIA apresentou menor impacto no INPC, apresentando deflação de ‐ 0,23% do INPC, influenciado pela baixa procura dos itens.

1.5.4 – Alimentação e Bebida.

No mês de maio, o grupo ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS apresentou inflação de 0,16%, uma redução em relação ao mês anterior (abril/2023 = 0,61%). Os três produtos do grupo, com a maior alta de preços foram o Tomate (6,65% a.m. e 6,10% a.a.), Chocolate em barra e bombom (3,15% a.m. e 2,81% a.a.) e o Leite Longa vida (2,37% a.m. e 12,17% a.a.). Os três produtos do grupo, com a maior queda de preços foram a Mamão (‐11,82% a.m. e 13,20% a.a.), o Óleo de soja (‐7,11% a.m. e ‐17,10% a.a.) e o Frango inteiro (‐1,80%

a.m. e ‐4,57% a.a.).

1.5.5 – Inflação por Região.

No mês, Belo Horizonte ‐ MG foi a capital que apresentou a maior inflação 0,79%, enquanto São Luiz ‐ MA apresentou deflação de ‐0,33%. No mesmo período, o INPC registra inflação de 0,36%. Em 2023, Belo Horizonte ‐ MG é a capital que apresenta a maior inflação 3,28%, enquanto São Luiz ‐ MA apresenta inflação de 1,56%. No mesmo período, o INPC registra 2,79%.

1.6 – Cenário Econômico Externo e Interno.

1.6.1 – Internacional.

O mês de maio foi marcado pelos indícios de melhora no mercado, devido os ganhos modestos dos índices acionários do exterior. Nos EUA, a crise está em um período menos turbulento. O risco de uma crise de liquidez no sistema financeiro parece estar contido, após as medidas do FED, apesar das preocupações sobre a diminuição da oferta de crédito dos bancos médios. Em contrapartida, a curva do tesouro dos EUA continua pressionada devido aos esforços do Tesouro em aumentar a Dívida Líquida, enquanto o FED reduz a liquidez. Os cortes de juros para 2023 parecem improváveis, de acordo com os sinais do FED. Na zona do Euro é esperado que a taxa básica de juros continue aumentando. Apesar dos alívios das quedas do preço de energia, a inflação continua sob pressão e o Banco Central Europeu ainda não está convencido se há evidências suficientes para encerrar o ciclo de aumento das taxas de juros. Na China, a revisão das expectativas econômicas do país tiveram impactos sobre o mercado de commodities. As expectativas do país se encontram focadas no mercado interno, especialmente nos setores de serviços, causando menor impacto na economia global e criando menor pressão por demanda de commodities. A América Latina segue com desafios econômicos e políticos. A Argentina sofre com a seca em meio à campanha eleitoral. No México, o Banco Central encerrou o ciclo de alta de juros devido à atividade econômica forte e a inflação acima da meta. O Chile pode iniciar um ciclo de corte de juros, aguardando moderação da inflação e do consumo. No Peru, a instabilidade política afeta os investimentos, mas a inflação se estabiliza. Na Colômbia, a atividade econômica não permite cortes de juros devido a desafios fiscais e políticos.

1.6.2 – Brasil.

No mês de maio, o PIB apresentou estabilidade no 2º trimestre do ano, em um contexto de

desaceleração moderada no mercado de trabalho. O desempenho do PIB está contribuindo para um desempenho favorável da moeda nacional. A apresentação do novo arcabouço fiscal na Câmara também impulsionou a valorização da moeda nas últimas semanas, reduzindo os riscos associados. Além disso, a revisão para baixo das projeções da inflação é explicada pela deflação no setor atacadista e pelo reajuste negativo nos preços dos combustíveis, podendo haver riscos adicionais a serem acompanhados nos próximos meses, que podem levar a novas revisões para baixo. Atualmente as metas de inflação estão fixas em 3,0% para 2024 e 2025 e sua manutenção pode causar efeito baixista nas expectativas de inflação, embora seja difícil quantificar o tamanho deste impacto.

2) Análise da carteira de investimentos; A carteira do mês de maio apresenta um saldo de R$ 73.578.290,55 (setenta e três milhões e quinhentos e setenta e oito mil e duzentos e noventa reais e cinquenta e cinco centavos), distribuídos em segmento Renda Fixa, Renda Variável e Investimento no Exterior com os seguintes valores aplicados e percentual sobre o patrimônio líquido do IPREVI: Renda Fixa R$ 53.714.841,21 (cinquenta e três  milhões e setecentos e quatorze mil e oitocentos e quarenta e um reais e vinte e um centavos), representando 73,0% do patrimônio; Renda Variável R$ 17.745.264,16 (dezessete milhões e setecentos e quarenta e cinco mil e duzentos e sessenta e quatro reais e dezesseis centavos), representando 24,1% do patrimônio e Investimento no Exterior R$ 2.118.185,18 (dois milhões e cento e dezoito mil e cento e oitenta e cinco reais e dezoito centavos), representando 2,9% do patrimônio, distribuídos em fundos de investimentos nas seguintes instituições financeiras: Caixa Econômica Federal, Banco Cooperativo Sicredi S.A., Banco do Brasil, Banco Bradesco, Banco Daycoval e Banco Itaú Unibanco. As informações sobre a gestão financeira do mês de maio de dois mil e vinte e três: a rentabilidade foi positiva de 1,97%, R$ 1.411.016,16 (um milhão e quatrocentos e onze mil e dezesseis reais e dezesseis centavos) em contraposição a uma meta atuarial positiva de 0,78%, com rentabilidade de R$ 560.381,22 (quinhentos e sessenta mil e trezentos e oitenta e um reais e vinte e dois centavos). A carteira de investimento do IPREVI está com uma rentabilidade acumulada positiva de 5,07% a.a., enquanto o indicador de desempenho do mercado (CDI) está com um rendimento acumulado de 5,36% a.a., ou seja, a carteira alcançou uma rentabilidade positiva de 94,57% sobre o índice de referência do mercado. Em relação a meta atuarial, enquanto a rentabilidade acumulada do IPREVI está positiva em 5,07% a.a., a meta atuarial acumulada no mesmo período está em 4,96%, ou seja, a carteira alcançou uma rentabilidade positiva de 102,14% sobre a meta atuarial. No ano de dois mil e vinte e três, a rentabilidade acumulada da carteira de investimento está positiva em R$ 3.490.295,09 (três milhões e quatrocentos e noventa mil e duzentos e noventa e cinco reais e nove centavos), a meta atuarial em R$ 3.388.100,48 (três milhões e trezentos e oitenta e oito mil e cem reais e quarenta e oito centavos), obtendo um ganho sobre a meta atuarial de R$ 102.194,61 (cento e dois mil e cento e noventa e quatro reais e sessenta e um centavos). Assim ficaram divididas em percentual total sobre o patrimônio líquido do IPREVI as carteiras de acordo com características dos ativos e índices agrupados de referências. Renda Fixa: nossa carteira apresenta uma exposição de 18,43% em curto prazo; 10,96% em médio prazo; 8,48% em longo prazo e 35,03% em IPCA + taxas de juros. Renda Variável: nossa carteira apresenta uma exposição de 1,67% em multimercado; 11,07% em ações – índice Brasil; 6,58% em ações – Brasil setor e 7,64% em ações – exterior.

3) Análise do fluxo de caixa do mês corrente; Para o mês de maio os repasses patronais, servidores, parcelamentos e reparcelamentos foram nos valores de R$ 1.519.366,98 (um milhão e quinhentos e dezenove mil e trezentos e sessenta e seis reais e noventa e oito centavos). Foi realizada aplicação no valor de R$ 493.900,00 (quatrocentos e noventa e três mil e novecentos reais) no fundo Caixa FI Brasil Renda Fixa Referenciado DI LP. Foi realizados resgates no valor de R$ 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil reais) dos fundos: Caixa FI Brasil Renda Fixa Referenciado DI LP o valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), Caixa Brasil IDKA IPCA 2A TP FI Renda Fixa o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e BB IMA-B 5 FIC Renda Fixa Previdenciário LP o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Foi realizada aplicação inicial no fundo Rio Bravo Estratégico IPCA FI Renda Fixa o valor de R$ 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil reais).

4) Assuntos gerais; O Presidente comentou que para o mês de junho do ano de dois mil e vinte e três é esperado os repasses para aplicações e os pagamentos dos aposentados, pensionistas e despesas administrativas. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, eu Berenice Pires da Silva Magri lavrei à presente ata que após lida e aprovada vai assinada por mim e pelos presentes.

EVANDRO LUIZ ANGELO, CPA 10

BERENICE P. DA SILVA MAGRI, CGRPPS

JOSÉ MARIA DE SOUZA, CPA 10

MARCELO A. R. DOS SANTOS, CPA 10

LUCIANA CATARINA DE OLIVEIRA, CGRPPS

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui