ENFOQUE MACRO | INFORME SEMANAL E PERSPECTIVAS

ENFOQUE MACRO | INFORME SEMANAL E PERSPECTIVAS

BRASIL: Dados de atividade mostram setor de serviços em expansão em maio

MUNDO: Inflação dos EUA segue surpreendendo negativamente as expectativas de mercado

 

No cenário externo, os principais destaques da semana ficaram para a divulgação dos dados de inflação nos EUA e a repercussão sobre os próximos passos do ciclo de aperto de política monetária do Federal Reserve. A divulgação dos dados do CPI (índice de preços ao consumidor, sigla em inglês) surpreendeu o mercado de forma bastante negativa, atingindo alta de 9,1% no acumulado de 12 meses, com alta de 1,3% no mês de junho. Os núcleos de inflação também permanecem exibindo disseminação da inflação. A curva de juros passou a contemplar a possibilidade de uma elevação de 100 pb na próxima reunião. Mantemos a visão de um aumento de 75 pb, avaliando que esse é um ritmo substancial de aperto e que há sinais iniciais de desaceleração da economia e queda relevante dos preços de commodities. Na China, os dados de atividade do 2o trimestre exibiram resultado abaixo do esperado, com crescimento do PIB de 0,4%, ante expectativa de 1,2% (variações interanuais). Por outro lado, no cenário doméstico, o destaque foi a aprovação da PEC que amplia o Auxílio Brasil e estabelece outros programas. Entre os dados de atividade, destaque para a divulgações da Pesquisa Mensal do Comércio e a Pesquisa Mensal de Serviço, com sinais opostos em relação às expectativas.

Em maio, o volume total de serviços teve avanço de 0,9% na margem. Na comparação anual, a variação foi de 9,2%, acima de nossa projeção (8,3%) e da mediana das expectativas de mercado (8,5%). Com isso, o volume total de serviços passou a se situar 8,5% acima do nível pré-crise. A média de abril e maio representa alta de 1,8% em relação à média do primeiro trimestre de 2022. Todos os setores tiveram crescimento na margem. A maior contribuição positiva veio de serviços de transporte (0,9%), recuperando parcialmente a queda de abril e puxados por transporte terrestre. A queda registrada em transporte aéreo se deve à alta do IPCA de passagens aéreas no mês (usado como deflator do item). No mês, houve alta do transporte de cargas, mas queda do fluxo de passageiros. A seguir, serviços de informação e comunicação tiveram nova alta, de 0,9%, e passaram a se situar 10,9% acima do nível pré-crise. Também influenciados pelo bom desempenho da indústria, serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram crescimento de 1,0% no mês. Os serviços prestados às famílias – setor que abrange alojamento e alimentação – avançaram 1,9% e foram beneficiados pela liberação de saques extraordinários do FGTS no mês, embora ainda se situem 6,9% abaixo do nível pré-crise. Por fim, outros serviços, setor que contempla, dentre outros, serviços financeiros e seguros, teve alta de 3,1%.

Por outro lado, as vendas no varejo no conceito restrito avançaram 0,1% na margem, abaixo das expectativas. O resultado ficou abaixo de nossa projeção e da expectativa mediana de mercado (ambas em 1,0%). Dentre os setores que compõem o varejo restrito, as maiores contribuições positivas vieram de hiper e supermercados (1,0%) e tecidos, vestuário e calçados (3,5%), combustíveis e lubrificantes (2,1%) e artigos farmacêuticos (3,6%), positivamente influenciados pela liberação de recursos extraordinários do FGTS no mês. Demais altas na margem foram observadas nos setores de livros, jornais e revistas (5,5%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (2,0%). As contribuições negativas vieram de móveis e eletrodomésticos (-3,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), setor que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos e brinquedos e que ainda se situa mais de 4% abaixo do patamar pré-crise. O comércio ampliado, que inclui vendas de automóveis e material de construção, também registrou alta de 0,2% no mês e queda de 0,7% na comparação anual. Houve queda de 0,2% das vendas de veículos na margem, divergindo da alta indicada pelos dados da Fenabrave, e de 1,1% das vendas de materiais de construção (embora suas vendas ainda se situem 7,2% acima do nível pré-crise). Com o resultado, o volume de vendas no varejo restrito se situa 3,9% acima do patamar pré-crise, enquanto no conceito ampliado se situa 1,3% acima.

Ainda com relação aos dados de maio, o indicador de atividade do Banco Central veio abaixo das expectativas. Na margem, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve queda de 0,1%, abaixo da nossa projeção (0,0%). Em termos anuais, a alta foi de 3,7%. O índice recuou mesmo com o avanço das vendas no varejo ampliado (0,2%), da produção industrial (0,3%) e do volume de serviços (0,9%) no mês. Com o resultado, o IBC-Br está 1,3% acima do nível pré-crise. Além disso, a média de abril e maio representa alta de 0,3% em relação à média do 1º trimestre.

Em linhas gerais, o resultado de maio corrobora a resiliência da atividade econômica. O resultado de serviços deste mês foi atribuído em maior parte às modalidades relacionadas às empresas. Pelo lado do varejo, o resultado do comércio ampliado veio abaixo do esperado e concentrado em setores beneficiados pela injeção extra de recursos às famílias no mês. Com base nos dados de maio, é possível verificar menor demanda por bens decorrente do processo de substituição para o consumo de serviços – este que segue abaixo do pré-crise e deve continuar avançando – ainda que os dados dos próximos meses devam ser beneficiados por maior disponibilidade de renda.

O ambiente de inflação dos EUA segue surpreendendo negativamente as expectativas de mercado. Em junho, a inflação ao consumidor (CPI) variou 1,3% na comparação mensal, acima da expectativa de mercado (1,1%). Já o núcleo da inflação, métrica que exclui a inflação com alimentos e energia e recebe mais atenção por parte das autoridades monetárias, avançou 0,7% no mês, ante expectativa de alta de 0,6%. Entre as principais pressões, destaque no mês os preços de energia que avançaram 7,5% no mês, ante 3,9% em maio e atingiram 41,5% em relação ao ano anterior. Em seguida, a inflação de aluguéis, que corresponde a um terço do CPI, avançou 0,6% na margem e 7,15% na média móvel de 3 meses anualizada. Em termos anuais, o índice cheio variou 9,0%, enquanto o núcleo do CPI teve variação de 5,9%, com alta de 5,5% em serviços e de 7,1% em bens. Em linhas gerais, o quadro inflacionário continua bastante pressionado em serviços, principalmente aluguéis, e ainda não apresenta um sinal mais forte de desaceleração na inflação de bens.

Ainda nos EUA, as vendas no varejo avançaram 1,0% na margem em termos nominais, acima das expectativas de mercado de 0,9%. O núcleo do indicador de vendas (que exclui automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços alimentícios) avançou 0,8% em junho. Entre os componentes, destaque positivo para as vendas de combustíveis que avançaram 3,6% e para as vendas on-line que aumentaram 2,2%. Contrabalançando as altas, destaque negativo para materiais de construção (-0,9%), o que representou a terceira queda seguida. Em termos de difusão, de catorze componentes do índice, dez apresentaram aumento, ante seis no mês anterior. De modo geral, o consumo segue aquecido e não mostra sinais claros de inflexão. Em direção oposta ao forte desempenho das vendas do varejo no mês, a produção industrial surpreendeu negativamente, recuando 0,2%, abaixo da expectativa do mercado (0,0%). A indústria de transformação recuou 0,5%, após crescimento médio de 0,3% nos últimos três meses. Por fim, a utilização da capacidade instalada (NUCI) diminuiu, passando de 80,3% em maio para 80,0% em junho. Com os dados tanto de inflação como de mercado de trabalho, avaliamos que o Fed prosseguirá com aumentos seguidos da taxa de juros, levando a taxa de juros para 3,50% ao final deste ano e para 4,50% no final do ciclo.

Na China, os dados de atividade do segundo semestre refletiram os efeitos dos fechamentos decorrentes das medidas de controle de Covid. Frustrando as expectativas que apontavam para uma expansão de 1,2%, o PIB cresceu 0,4% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, após ter avançado 4,8% nos primeiros três meses do ano nessa métrica. Considerando apenas os resultados de junho e na comparação interanual, a produção industrial teve avanço de 3,9%, praticamente em linha com as expectativas de mercado (4,0%). As vendas no varejo subiram 3,1% na mesma base de comparação, resultado superior ao esperado pelo mercado (0,3%) e que representa alta na margem, puxada por vendas de veículos e gastos com alimentação. Os investimentos em ativos fixos cresceram 6,1% no acumulado do ano, dentro do esperado (6,0%). Para tanto, houve avanço expressivo dos investimentos no setor industrial e principalmente no segmento de infraestrutura. No entanto, os dados do setor imobiliário residencial seguem indicando forte retração dos investimentos, das vendas e dos preços na comparação interanual. De maneira geral, após forte retração em abril e maio decorrentes das medidas restritivas de mobilidades, os dados de junho indicam retomada das atividades, ainda impulsionadas pela indústria e por infraestrutura. A retomada do consumo, por sua vez, tem sido mais lenta e o setor imobiliário continua indicando expressivo ajuste baixista, o que mantém a cautela sobre o ritmo de crescimento da economia como um todo neste segundo semestre. Entendemos que, ao longo dos próximos meses, será importante monitorar a evolução da pandemia, o ritmo de expansão das obras de infraestrutura e a intensidade de retomada da construção residencial. Na nossa leitura, os riscos ainda têm viés baixista, que apontam para expansão do PIB ao redor de 4,5% nesta segunda metade do ano.

Ainda na China, os resultados da inflação não se colocam como restrição à política econômica e há sinais de alguma desinflação dos preços de bens no mundo. O índice de preços ao consumidor avançou 2,5% em relação ao mesmo mês de 2021. O resultado apresenta uma aceleração em relação ao mês passado, com 2,1% na mesma base de comparação. O núcleo da inflação (que exclui os itens mais voláteis da amostra) se manteve relativamente estável, em 1,0%. A inflação ao produtor, por sua vez, registrou desaceleração, passando de uma alta de 6,4% para outra de 6,1%, entre maio e junho, em termos anuais, mantendo a tendência de descompressão dos últimos meses. Em linhas gerais, esse alívio da inflação ao produtor reflete alguma normalização dos gargalos de oferta e a recente queda dos preços das commodities. Pelo lado do consumidor, a aceleração na margem pode ser atribuída à pressão vinda de alimentos (2,9% ante 2,3% em maio), em especial carne suína, mas segue em patamar confortável.  

Na próxima semana

Na agenda doméstica, destaque para a divulgação dos dados de fiscal e política monetária pelo Banco Central. No cenário internacional, destaque para a divulgação dos dados de inflação da Zona do Euro na terça-feira e decisão da taxa de juros do BCE na quinta-feira.

 

Selo-Gestao-Recursos-Positivo-01

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui